O Espaço: Pavilhão

Mnemonic Pavillion é um projeto cultural concebido a partir do território minhoto olhando as suas dinâmicas ecológicas, sociais e culturais.
O pavilhão é um espaço expositivo híbrido independente instalado em 2021 no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.
O projeto decorreu de uma investigação transdisciplinar iniciada em finais de 2019 pelo artista plástico e designer Miguel Teodoro. Reconhecendo a diversidade e complexidade natural, material e humana do território, o projeto desenrola-se a partir de uma reflexão atenta sobre as práticas tradicionais e as formas vernaculares da região, reconhecendo e valorizando o seu conhecimento ecológico intrínseco.
Com a intenção de ter uma abordagem crítica e contemporânea, o projeto pretende ser uma plataforma de experimentação e encontro de diferentes formas de produção de conhecimento.
A investigação conduzida foi plural e diversa, trazendo para a discussão do projeto diversos intervenientes de diferentes espectros de ação e disciplinas, visando estabelecer um diálogo intergeracional e diverso entre autores, agricultores, pescadores, empresas da região, antropólogos, biólogos, entre outros. Assim, a intenção central do projeto é criar um lugar para pensar em conjunto a partir dos processos vernaculares do território e a sua relação com a condição contemporânea dos ecossistemas locais.
A instalação do pavilhão no contexto urbano de Viana do Castelo pretende alargar o sistema de produção cultural do concelho através de uma programação diferenciada e que pense a descentralização da produção artística contemporânea.






Últimos Eventos

Intertidal (2021) Exposição de Miguel Teodoro


Mnemonic Pavilion é uma estrutura expositiva híbrida que foi concebida como plataforma de reflexão, partilha e criação artística situada.
Com uma metodologia centrada na análise crítica e poética sobre as dinâmicas do território em que se insere, o projeto desdobra-se em múltiplas colaborações e mapeamentos, devolvendo o olhar sobre o lugar a partir de uma investigação artística transdisciplinar.
O projeto e conceção espacial do Mnemonic Pavilion, decorre de uma pesquisa continuada sobre as formas e os processos vernaculares do território, olhando para a sua relação com a contemporaneidade. Com a intenção de ser plural e passível de ser reconfigurado a cada utilização, Mnemonic Pavilion desenvolve-se em estreita relação com o Parque Ecológico Urbano e a sua envolvente.
Intertidal é a exposição de abertura do Mnemonic Pavilion. O artista Miguel Teodoro, através do seu projeto expositivo, propõe olhar para a complexa relação entre a paisagem e os ecossistemas costeiros e o conhecimento ecológico intrínseco às práticas tradicionais e economias marítimas do Minho.
Alargando o espectro de abordagem e significação a estas temáticas, Intertidal confronta-nos com os conflitos e correspondências entre escalas de tempo, lugares







Ⓒ Miguel Teodoro


Residência artística Abel Mota (2022)