Artistas  > Catarina Braga

Catarina Braga
(Guimarães, 1994)



Biografia

Artista interdisciplinar que se encontra a trabalhar entre Guimarães e Porto. Mestre em Artes Plásticas — Intermedia (2022) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde apresentou a sua tese teórico-prática “Pós-Pós-Natureza — A Mediação Tecnológica entre Ser Humano, Plantas e Imagens de Plantas” (FBAUP, 2022) e onde é também licenciada em Artes Plásticas — Multimedia (2016).

Expõe a nível internacional desde 2016 e em 2022 venceu o Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP. Das exposições mais recentes destacam-se a sua exposição individual "Afetos Produzidos — Produção Afetada" no Museu de Alberto Sampaio (Guimarães, 2022) e as exposições coletivas "Linhas de Vento: Percursos Artísticos na Natureza" (2022) na Galeria Municipal de Matosinhos, "LOSS OF AURA" na Galeria Pedro Oliveira (Porto, 2022) e "RETURN" no Arbre Art Center (Shenzhen, 2020).

Na sua prática artística, investiga como a mediação tecnológica molda a nossa relação com a natureza, abordando processos de cultivo de plantas e processos de produção de imagem explorando o papel que as imagens desempenham nas interações que estabelecemos entre o mundo cultural e o mundo natural. O seu trabalho é caracterizado pela multiplicidade e o cruzamento de vários mediums como a instalação, vídeo, fotografia, texto, publicação; frequentemente explorando como os objectos do trabalho transitam entre o espaço online digital e o espaço físico.


catarina-braga.com
Instagram

Processo