Programa  > Post-Index

Post-Index
Daniel Duarte Pereira e Catarina Braga

4 Agosto — 3 Setembro
Mnemonic Pavilion

Curadoria: Miguel Teodoro
Design gráfico: Samuel Rego e Irene Peixoto


Sinopse

A exposição Post-Index reflete sobre o potencial narrativo e afetivo da nossa relação com os ecossistemas costeiros do litoral norte português. De imagens de algas a algas como imagens - os projetos de Daniel Duarte Pereira e Catarina Braga olham o algário não apenas como dispositivo de inventariação e estudo de espécies, mas sobretudo como fragmento material que regista implicações climáticas, sociais e culturais a nível local e planetário.

Daniel Duarte Pereira convida-nos a refletir sobre a performatividade e o limites da nossa condição terrestre. Na sua instalação os desdobramentos espaciais e corpóreos do encontro com a materialidade das alga Saccorhiza Polyschides destabilizam o olhar tecnocientífico sobre a espécie e propõe possibilidade de pensar através de uma condição anfíbia de relação entre entidades humanas e ecossistemas marinhos.

A instalação de Catarina Braga parte da ausência de representações de algas no imaginário coletivo para investigar como as imagens de outras espécies são também extensão essencial de um ecossistema  das relações afetivas entre espécies. A exposição Post-Index inaugura o programa público do projeto HIPERLOCAL que convida artistas e arquitetos a pensar as dinâmicas do território e os ecossistemas da região de Viana do Castelo.

Miguel Teodoro, 2023



Exposição

Catarina Braga










Daniel Duarte Pereira









Fotografias de Juliana Portela e Miguel Teodoro